Prebióticos e Probióticos

Publicado: 14/08/2019

A importância do conhecimento da flora intestinal das crianças

A flora intestinal é um ecossistema complexo e composto por bactérias de várias cepas de diferentes gêneros e espécies. A sua importância na saúde humana vem sendo estuda há décadas.

O conhecimento da importância da flora intestinal, como um mecanismo ativo de controle de processos infecciosos e da modulação da resposta imunológica, estimulou a procura por medidas de tratamento e prevenção de doenças baseadas na restauração da flora intestinal ideal. Uma maneira de se conseguir esse efeito foi a observação das características da flora intestinal normal e de várias tentativas de reestruturação da mesma, seja por medidas de reposição de micro-organismos (Probióticos) benéficos à saúde ou por substâncias (Prebióticos) que auxiliam o seu crescimento.

Os probióticos são micro-organismos vivos que afetam beneficamente o organismo por melhorar o equilíbrio da flora intestinal. São divididos por espécies diferentes e cada uma tem um benefício distinto. Um dos principais benefícios é o fortalecimento do sistema imunológico, pois os probióticos são muito utilizados com o objetivo de prevenir e tratar doenças.

O Prebiótico é o “alimento” do probiótico – são as fibras não absorvidas no intestino, que resistiram à acidez do estômago. Eles facilitam a produção de substâncias capazes de aumentar a absorção de cálcio, diminuir a do colesterol ruim (LDL) e ajudar na manutenção da flora intestinal, prevenindo a diarreia.



Voltar
Fale Conosco pelo WhatsApp